3 de junho de 2022

Ponkan regula o intestino, reduz o colesterol e mantém a pele jovem

Ponkan regula o intestino, reduz o colesterol e mantém a pele jovem

Beleza, qualidade, delicadeza e refrescância são sinônimos desta fruta deliciosa que hoje conheceremos um pouco mais: a tangerina ponkan.

Além de seu poder refrescante e sabor delicioso, a ponkan é rica em vitaminas e pectina. Ela deve ser ingerida de preferência com o bagaço, pois ele é fonte de fibras e auxilia na regulação do funcionamento intestinal e também reduz a absorção de colesterol. O ideal é consumir de 3 a 5 frutas diferentes ao dia, podendo ser tanto na forma “in natura” ou suco natural.

As tangerinas constituem o segundo grupo de frutas cítricas mais importantes na citricultura mundial, sendo o Brasil o quarto maior produtor. Em nosso país aproximadamente 58% da tangerina comercializada correspondem à Ponkan (Citrus reticulata Blanco), a qual possui maior aceitação pelo consumidor devido à facilidade de descascar, o sabor e o tamanho dos frutos. Essa apresenta coloração laranja acentuada, casca pouco aderida aos gomos e sabor doce.

Por que consumir?

Alguns estudos mostram que os compostos bioativos (limonoides) presentes nas frutas cítricas reduzem os riscos de cânceres e doenças cardiovasculares. Isso ocorre, pois esses compostos possuem propriedades antioxidantes e, quando estão associados a uma alimentação saudável, tornam-se também fortes aliados na prevenção do envelhecimento.

Principais compostos presentes na ponkan:

Vitaminas B1 e B2: melhoram a saúde da pele, olhos, cabelo, fígado e boca.

Carotenoides

Atuam na defesa do organismo mantendo nossas mucosas saudáveis. Sua deficiência acarreta problemas nos olhos, como xeroftalmia (secura da córnea), nome dado aos diversos sinais e sintomas devido à carência da vitamina, entre eles destaca-se a cegueira noturna (dificuldade de enxergar no escuro), ressecamento e infecção na pele e mucosas.

Também contém sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo, sendo rica em vitamina C.

Que tal adicioná-la à sua alimentação após o almoço?

A incrível combinação de um almoço saudável com o consumo de frutas ricas em vitamina C auxilia na absorção do ferro presente no feijão e nas saladas. Quando ingerimos um alimento rico em vitamina C, ele vai aumentar a biodisponibilidade do ferro e fazendo com que esse seja mais bem aproveitado pelo nosso organismo.

Dessa forma, vale então apostar na ponkan que, além de possuir um baixo valor calórico, apresenta também inúmeros benefícios como:

– Alto teor de água auxiliando na hidratação da pele, mantendo o aspecto jovial; presença de vitamina C que ajuda na síntese do colágeno;

– Fibras como a pectina presente principalmente no ” bagaço”, importante para saúde intestinal e também no controle da glicose e do colesterol sanguíneo.

Veja também
Você pode gostar
Entenda a importância das frutas na alimentação
+
Entenda a importância das frutas na alimentação

A fruta é peça fundamental numa alimentação saudável e devem ser consumidas diariamente. Elas fornecem vitaminas, minerais, diferentes fibras alimentares, ...

27 de março de 2022
10 Benefícios da Lima da Pérsia que você precisa conhecer
+
10 Benefícios da Lima da Pérsia que você precisa conhecer

A lima da Pérsia é rica em antioxidantes, que previnem o câncer e combatem o envelhecimento precoce Você conhece a Lima da Pérsia? Essa fruta cítrica é de ...

2 de janeiro de 2022
7 alimentos para aumentar a imunidade das crianças nos dias frios
+
7 alimentos para aumentar a imunidade das crianças nos dias frios

O outono acaba de desembarcar no hemisfério sul. E com ele, as quedas de temperatura significativas. Se para nós, adultos, as chances de se resfriar ou ficar ...

25 de maio de 2022
siga @solciaequeiroz no Instagram