27 de março de 2022

Entenda a importância das frutas na alimentação

Entenda a importância das frutas na alimentação

A fruta é peça fundamental numa alimentação saudável e devem ser consumidas diariamente. Elas fornecem vitaminas, minerais, diferentes fibras alimentares, compostos protetores que ajudam a regular o organismo e antioxidantes que são nutrientes essenciais na proteção das células.

Em conjunto, estes nutrientes têm propriedades protetoras que fazem das frutas um alimento vital. Ter uma alimentação saudável, onde as frutas estejam presentes é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses. Cada fruta é uma fonte de nutrientes que não deve ser esquecido.

Deve-se consumir entre três a cinco porções de fruta por dia, dependendo das necessidades de cada pessoa. A ingestão de vitaminas e de outros nutrientes faz com que o organismo esteja protegido por uma espécie de escudo protetor. Assim, o melhor caminho é ter em atenção que a sua saúde começa pela boca. Os frutos possuem um alto valor nutricional e geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas.

A fruta contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde e preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição. O consumo regular de fruta está associado à redução de doenças cardiovasculares, doença de Alzheimer, cataratas e de alguns dos declínios associados com o envelhecimento.

Os frutos possuem um alto valor nutricional e possuem geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas.

A vitamina C é rainha das vitaminas, capaz de fortalecer o sistema imunológico. Por isso é sempre aconselhável incluí-la na alimentação. Pode ser encontrada na tangerina, laranja, morango, kiwi, limão e outros.

A vitamina E também tem um papel relacionado com a defesa do organismo e pode ser encontrada no abacate.

A vitamina A é responsável por proteger o organismo das infeções, ao formar uma espécie de barreira contra os vírus e de grande importância para a pele e olhos, ajudando a manter a saúde dos cabelos. Encontra-se nas frutas amareladas e vegetais verde-escuros: laranja, manga, abacaxi e outras.

O complexo B é considerado o grande amigo dos anticorpos que protegem o corpo da invasão de agressores. Encontra-se na tangerina, laranja e no morango.

Veja também
Você pode gostar
7 alimentos para aumentar a imunidade das crianças nos dias frios
+
7 alimentos para aumentar a imunidade das crianças nos dias frios

O outono acaba de desembarcar no hemisfério sul. E com ele, as quedas de temperatura significativas. Se para nós, adultos, as chances de se resfriar ou ficar ...

18 de maio de 2022
10 Benefícios da Lima da Pérsia que você precisa conhecer
+
10 Benefícios da Lima da Pérsia que você precisa conhecer

A lima da Pérsia é rica em antioxidantes, que previnem o câncer e combatem o envelhecimento precoce Você conhece a Lima da Pérsia? Essa fruta cítrica é de ...

2 de janeiro de 2022
Tangerina: benefícios do suco para o corpo
+
Tangerina: benefícios do suco para o corpo

A tangerina pode ser consumida in natura, em sucos, sobremesas e sorvetes A tangerina, dependendo da região do nosso país, possui os mais diversos nomes e ...

6 de janeiro de 2022
siga @solciaequeiroz no Instagram