21 de julho de 2022

Tangerina pode ajudar no combate da obesidade e diabetes

Tangerina pode ajudar no combate da obesidade e diabetes

Não é segredo que a tangerina é um excelente alimento para a saúde. Assim como outras frutas cítricas, contém vitamina C e fibra, além de altas doses de vitamina A. Mas, ainda há algo que você certamente não sabe.

Essa pequena fruta amarela combate dois dos mais importantes desafios de saúde do nosso tempo. A tangerina é um poderoso agente contra a obesidade e a doença cardíaca.

Pesquisadores da Universidade Western Ontário, observaram que a tangerina contém uma substância que previne obesidade e protege contra diabetes do tipo 2 e aterosclerose, além da doença cardíaca e do derrame.

Os pesquisadores induziram, com uma alimentação semelhante à consumida pela população americana (com muita gordura hidrogenada e açúcar), que ratos apresentassem a  Síndrome Metabólica.

Um grupo de ratos que consumia a dieta americana ficou obeso, tendo diversos problemas de saúde, tais como triglicérides elevados, insulina e glicose frutas c elevadas e gordura no fígado. Isso fez com que os animais estivessem em alto risco de doença cardíaca e diabetes. O outro grupo não ficou obeso e não desenvolveu a Síndrome Metabólica.

Vale destacar que os dois grupos se alimentaram da mesma forma com algumas pequenas diferenças. Os ratos que estavam saudáveis foram alimentados com Nobiletin, um flavonóide contido na tangerina.

E isso não só preveniu problemas de saúde, como melhorou a saúde dos ratos, estimulando genes que queimam gorduras, de forma que não fosse possível o desenvolvimento da obesidade. Os ratos do segundo grupo além de não engordarem, também ficaram protegidos em longo prazo contra a aterosclerose.

Esse não é o primeiro estudo que constatou isso com frutas cítricas. Em 2009, observou-se que a grapefruit mostra proteção similar a gerada pelo Nobiletin. A diferença? Os derivados de Nobiletin da tangerina são dez vezes mais potentes do que os da grapefruit.

Novos estudos estão sendo conduzidos, pois este parece ser um caminho bem interessante no tratamento da Síndrome Metabólica.

Portanto, podemos e devemos consumir tangerina com mais frequência. Mas não se esqueça de uma coisa: cuidado com os exageros! Mesmo com todos esses benefícios, a tangerina em excesso também pode aumentar o nível de frutose e isso não é nada bom para a sua saúde.

Veja também
Você pode gostar
Ponkan regula o intestino, reduz o colesterol e mantém a pele jovem
+
Ponkan regula o intestino, reduz o colesterol e mantém a pele jovem

Beleza, qualidade, delicadeza e refrescância são sinônimos desta fruta deliciosa que hoje conheceremos um pouco mais: a tangerina ponkan. Além de seu poder ...

10 de julho de 2022
9 benefícios e usos da casca de limão
+
9 benefícios e usos da casca de limão

O limão é uma fruta cítrica comum, juntamente com toranjas, limas e laranjas. Enquanto a polpa e o suco são mais utilizados, a casca tende a ser descartada. No ...

15 de maio de 2022
Tangerina: benefícios do suco para o corpo
+
Tangerina: benefícios do suco para o corpo

A tangerina pode ser consumida in natura, em sucos, sobremesas e sorvetes A tangerina, dependendo da região do nosso país, possui os mais diversos nomes e ...

6 de janeiro de 2022
siga @solciaequeiroz no Instagram