16 de setembro de 2024

Tangerina: benefícios do suco para o corpo

Tangerina: benefícios do suco para o corpo

A tangerina pode ser consumida in natura, em sucos, sobremesas e sorvetes

A tangerina, dependendo da região do nosso país, possui os mais diversos nomes e apelidos: é conhecida como mexerica, murcote, ponkãn , bergamota… O fato é que essa iguaria, rica em vitamina C, potássio e fibras, é uma das frutas mais gostosas e nutritivas de todas e uma boa opção para aquele lanche da tarde, já que pode ser consumida facilmente e em qualquer ocasião. Nela, estão presentes ainda a vitamina A, as do complexo B, minerais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Em sua composição natural, a tangerina possui 90% de água e essa porcentagem ajuda na hidratação em dias mais quentes. Os mais diversos nutrientes da tangerina também são responsáveis ainda pelo controle de índice de açúcar no sangue, fortificação de ossos e músculos e auxílio no processo rápido e saudável de emagrecimento.

Por contribuir para a nossa hidratação, uma das melhores formas em que a tangerina pode ser encontrada é a líquida, como explica a nutricionista Rita da Silva: “As pessoas devem ter atenção na hora de beber suco em casa. Depois de pronto ele perde nutrientes e vitaminas, por isso, indicamos o consumo imediato da bebida. Se isso não acontecer, ela deve ser descartada”, indica a especialista.

Tangerina é uma ótima opção para atletas!

Para os praticantes de atividade física, a tangerina é uma ótima opção e grande aliada no combate a gordura corporal e desenvolvimento atlético, fornecendo muita energia ao corpo. Além disso, a frutas promove a sensação de saciedade e auxilia o funcionamento do intestino. Todos esses fatores incentivam para que o consumo seja realizado constantemente.

A Dra. Rita da Silva explica que a ingestão de frutas deve acontecer, pelo menos, três vezes ao dia, no entanto, elas não precisam ser consumida sempre na mesma forma. A tangerina também pode ser transformada em sucos, sobremesas, sorvetes, saladas, patês, pastas, cremes e molhos. As cascas também podem ser usadas para fazer chás com propriedades relaxantes.

– –
Fonte: Conquiste sua vida | www.conquistesuavida.com.br

Veja também
Você pode gostar
22 benefícios do limão: da saúde à limpeza
+
22 benefícios do limão: da saúde à limpeza

Os benefícios do limão são muitos! Para quem quer ter uma vida saudável, as frutas são de fundamental importância porque são ricas em fibras, nutrientes e ...

14 de maio de 2025
Nutricionista recomenda consumo de Tangerina, rica em vitamina C
+
Nutricionista recomenda consumo de Tangerina, rica em vitamina C

A tangerina (Citrus reticulata), também conhecida como mexerica e bergamota, possui várias espécies, dentre elas está a Poncã (ou ponkan), Olé, Carioca e ...

4 de julho de 2025
Limão emagrece? Conheça  os mitos e verdades
+
Limão emagrece? Conheça os mitos e verdades

Apesar de bastante difundidos, os métodos que envolvem o consumo da fruta – seja tomar o suco em jejum, antes das refeições ou ir aumentando a quantidade ao ...

21 de outubro de 2024
siga @solciaequeiroz no Instagram
Receita de Quentão Clássico Junino com Limão

Sabor que aquece o coração! Nada melhor que um bom quentão clássico com limão para esquentar as noites de festa junina! A mistura do gengibre, especiarias e o toque cítrico do limão traz aquele sabor inconfundível que não pode faltar nessa época do ano. Experimente a receita e entre no clima do arraiá! Ingredientes: • 3 xícaras (chá) de cachaça • 2 xícaras (chá) de água • 1 ½ xícara (chá) de açúcar • 1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 3 cm x 3 cm) • casca de 1 laranja • casca de 1 limão • 2 ramas de canela • 5 cravos-da-índia • 2 mini maçãs (opcional) Modo de preparo: 1. Numa caçarola média, coloque o açúcar, o gengibre ralado, as cascas de laranja e de limão, a canela e o cravo. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado – mexa de vez em quando para não queimar. 2. Retire a panela do fogo e regue com a água aos poucos. Cuidado: se a panela estiver muito quente o líquido pode borbulhar. Mexa delicadamente para misturar – não se preocupe se parte do açúcar endurecer, ele vai dissolver durante o cozimento. 3. Volte a panela ao fogo médio e misture a cachaça. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. 4. Enquanto o quentão cozinha, lave e seque as maçãs. Corte cada uma em 4 metades e descarte as sementes e o cabinho. Apoie o lado cortado de cada metade na tábua e faça fatias finas. 5. Desligue o fogo e, com uma concha, sirva o quentão direto da caçarola. Distribua as maçãs nas canecas e sirva a seguir.