21 de outubro de 2024

Limão emagrece? Conheça os mitos e verdades

Limão emagrece? Conheça  os mitos e verdades

Apesar de bastante difundidos, os métodos que envolvem o consumo da fruta – seja tomar o suco em jejum, antes das refeições ou ir aumentando a quantidade ao longo dos dias – não são eficazes para a perda de peso.

Entretanto, incluir o limão no hábito alimentar – associado a uma alimentação equilibrada e exercício físico – traz outras vantagens para a saúde.

A seguir, veja mitos e verdades sobre os benefícios da fruta:

Desintoxica o organismo

Mito. O limão possui antioxidantes, mas isso não significa que sua ingestão irá desintoxicar o corpo, isso quer dizer que ele evita a oxidação, quando um radical livre – substâncias geradas pelo próprio organismo – agride células e tecidos, causando o envelhecimento celular.

Fortalece o sistema imunológico

Verdade. A fruta é rica em vitamina C, que atua diretamente no sistema imunológico. Desta forma, consumir a fruta auxilia na prevenção de doenças oportunas, como os resfriados. O limão deve ser espremido e consumido em seguida. Como a vitamina C é sensível à luz, após meia hora o suco perde os benefícios desse nutriente.

Com água morna auxilia o emagrecimento

Mito. O único benefício de consumi-lo com água morna é que a mistura terá uma absorção mais rápida por estar na mesma temperatura do organismo.

Ajuda na digestão

Verdade. O limão é um alimento rico em ácido cítrico e, ao ser consumido em jejum, estimula a produção de fluidos digestivos oriundos do estômago, fígado e pâncreas. Quando incluído na rotina, o limão ajuda a amenizar sintomas da má digestão, empachamento e azia.

Combate a absorção de gordura

Mito. As pessoas têm a falsa ideia de que frutas cítricas, como limão e abacaxi, agem como “detergentes” na gordura consumida. De acordo com os especialistas, consumi-lo pela manhã deixa o organismo preparado para uma melhor digestão, como dito no item anterior, mas não quebra a absorção da gordura.

É benéfico para a dieta

Verdade. Embora não atue diretamente na perda de peso, consumir o limão é uma boa alternativa por se tratar de uma fruta de baixíssimo valor calórico. Substituir bebidas açucaradas por suco de limão sem açúcar é uma opção nutritiva para ser integrada à dieta, três colheres de sopa de suco de limão possuem apenas 11 calorias.

Agrava problemas gastrointestinais

Mito. Existe associação do limão, por ser uma fruta ácida, a problemas como gastrite e úlcera, por exemplo, mas isso não é verdade. Ao entrar em nosso corpo, o pH muda e ele passa a ser alcalinizante, o oposto de ácido. Em vários casos, isso pode até ser benéfico para condições gástricas.

Evita retenção de líquido

Verdade. Associado à ingestão de água, o limão, que é rico em potássio, ajuda a manter o equilíbrio líquido corporal. Desta forma, também ajuda a eliminar mais facilmente a urina, o que reflete o bom funcionamento dos rins. Ter sódio em excesso e potássio em deficiência no organismo causa retenção hídrica e problemas de circulação.

– –
Fonte: Uol Estilo Vida Saudável

Veja também
Você pode gostar
7 alimentos para aumentar a imunidade das crianças nos dias frios
+
7 alimentos para aumentar a imunidade das crianças nos dias frios

O outono acaba de desembarcar no hemisfério sul. E com ele, as quedas de temperatura significativas. Se para nós, adultos, as chances de se resfriar ou ficar ...

1 de julho de 2025
Ponkan regula o intestino, reduz o colesterol e mantém a pele jovem
+
Ponkan regula o intestino, reduz o colesterol e mantém a pele jovem

Beleza, qualidade, delicadeza e refrescância são sinônimos desta fruta deliciosa que hoje conheceremos um pouco mais: a tangerina ponkan. Além de seu poder ...

14 de novembro de 2024
Nutricionista recomenda consumo de Tangerina, rica em vitamina C
+
Nutricionista recomenda consumo de Tangerina, rica em vitamina C

A tangerina (Citrus reticulata), também conhecida como mexerica e bergamota, possui várias espécies, dentre elas está a Poncã (ou ponkan), Olé, Carioca e ...

4 de julho de 2025
siga @solciaequeiroz no Instagram
Receita de Quentão Clássico Junino com Limão

Sabor que aquece o coração! Nada melhor que um bom quentão clássico com limão para esquentar as noites de festa junina! A mistura do gengibre, especiarias e o toque cítrico do limão traz aquele sabor inconfundível que não pode faltar nessa época do ano. Experimente a receita e entre no clima do arraiá! Ingredientes: • 3 xícaras (chá) de cachaça • 2 xícaras (chá) de água • 1 ½ xícara (chá) de açúcar • 1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 3 cm x 3 cm) • casca de 1 laranja • casca de 1 limão • 2 ramas de canela • 5 cravos-da-índia • 2 mini maçãs (opcional) Modo de preparo: 1. Numa caçarola média, coloque o açúcar, o gengibre ralado, as cascas de laranja e de limão, a canela e o cravo. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado – mexa de vez em quando para não queimar. 2. Retire a panela do fogo e regue com a água aos poucos. Cuidado: se a panela estiver muito quente o líquido pode borbulhar. Mexa delicadamente para misturar – não se preocupe se parte do açúcar endurecer, ele vai dissolver durante o cozimento. 3. Volte a panela ao fogo médio e misture a cachaça. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. 4. Enquanto o quentão cozinha, lave e seque as maçãs. Corte cada uma em 4 metades e descarte as sementes e o cabinho. Apoie o lado cortado de cada metade na tábua e faça fatias finas. 5. Desligue o fogo e, com uma concha, sirva o quentão direto da caçarola. Distribua as maçãs nas canecas e sirva a seguir.