13 de julho de 2021

Limão emagrece? Conheça os mitos e verdades

Limão emagrece? Conheça  os mitos e verdades

Apesar de bastante difundidos, os métodos que envolvem o consumo da fruta – seja tomar o suco em jejum, antes das refeições ou ir aumentando a quantidade ao longo dos dias – não são eficazes para a perda de peso.

Entretanto, incluir o limão no hábito alimentar – associado a uma alimentação equilibrada e exercício físico – traz outras vantagens para a saúde.

A seguir, veja mitos e verdades sobre os benefícios da fruta:

Desintoxica o organismo

Mito. O limão possui antioxidantes, mas isso não significa que sua ingestão irá desintoxicar o corpo, isso quer dizer que ele evita a oxidação, quando um radical livre – substâncias geradas pelo próprio organismo – agride células e tecidos, causando o envelhecimento celular.

Fortalece o sistema imunológico

Verdade. A fruta é rica em vitamina C, que atua diretamente no sistema imunológico. Desta forma, consumir a fruta auxilia na prevenção de doenças oportunas, como os resfriados. O limão deve ser espremido e consumido em seguida. Como a vitamina C é sensível à luz, após meia hora o suco perde os benefícios desse nutriente.

Com água morna auxilia o emagrecimento

Mito. O único benefício de consumi-lo com água morna é que a mistura terá uma absorção mais rápida por estar na mesma temperatura do organismo.

Ajuda na digestão

Verdade. O limão é um alimento rico em ácido cítrico e, ao ser consumido em jejum, estimula a produção de fluidos digestivos oriundos do estômago, fígado e pâncreas. Quando incluído na rotina, o limão ajuda a amenizar sintomas da má digestão, empachamento e azia.

Combate a absorção de gordura

Mito. As pessoas têm a falsa ideia de que frutas cítricas, como limão e abacaxi, agem como “detergentes” na gordura consumida. De acordo com os especialistas, consumi-lo pela manhã deixa o organismo preparado para uma melhor digestão, como dito no item anterior, mas não quebra a absorção da gordura.

É benéfico para a dieta

Verdade. Embora não atue diretamente na perda de peso, consumir o limão é uma boa alternativa por se tratar de uma fruta de baixíssimo valor calórico. Substituir bebidas açucaradas por suco de limão sem açúcar é uma opção nutritiva para ser integrada à dieta, três colheres de sopa de suco de limão possuem apenas 11 calorias.

Agrava problemas gastrointestinais

Mito. Existe associação do limão, por ser uma fruta ácida, a problemas como gastrite e úlcera, por exemplo, mas isso não é verdade. Ao entrar em nosso corpo, o pH muda e ele passa a ser alcalinizante, o oposto de ácido. Em vários casos, isso pode até ser benéfico para condições gástricas.

Evita retenção de líquido

Verdade. Associado à ingestão de água, o limão, que é rico em potássio, ajuda a manter o equilíbrio líquido corporal. Desta forma, também ajuda a eliminar mais facilmente a urina, o que reflete o bom funcionamento dos rins. Ter sódio em excesso e potássio em deficiência no organismo causa retenção hídrica e problemas de circulação.

– –
Fonte: Uol Estilo Vida Saudável

Veja também
Você pode gostar
Tangerina: 10 motivos para incluir a fruta na dieta
+
Tangerina: 10 motivos para incluir a fruta na dieta

A tangerina possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Entre eles essa fruta cítrica é rica em fibras, vitamina C e ...

18 de agosto de 2021
10 benefícios do Limão para sua saúde
+
10 benefícios do Limão para sua saúde

O limão é boa fonte de fibras e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro). Grande parte ...

18 de maio de 2021
10 Benefícios da Lima da Pérsia que você precisa conhecer
+
10 Benefícios da Lima da Pérsia que você precisa conhecer

A lima da Pérsia é rica em antioxidantes, que previnem o câncer e combatem o envelhecimento precoce Você conhece a Lima da Pérsia? Essa fruta cítrica é de ...

13 de abril de 2021
siga @solciaequeiroz no Instagram