4 de julho de 2025

Nutricionista recomenda consumo de Tangerina, rica em vitamina C

Nutricionista recomenda consumo de Tangerina, rica em vitamina C

A tangerina (Citrus reticulata), também conhecida como mexerica e bergamota, possui várias espécies, dentre elas está a Poncã (ou ponkan), Olé, Carioca e Verona. A safra no Brasil vai de abril a setembro.

São frutas cítricas de pele fina e sabor memorável, que variam de muito doce a azedo. São brilhantes e perfumadas, apreciadas por pessoas de todas as idades, e colhidas durante o inverno, quando a paisagem parece monótona e adormecida. Nativas do sudeste da Ásia, a tangerina fresca é uma das frutas mais populares e consumidas do país.

O que percebemos como sabor típico da tangerina, é na verdade uma combinação de sabor e aroma, que juntos, deixam uma sensação inesquecível na boca. O gosto é principalmente pelos níveis de açúcares e ácidos e as proporções relativas entre eles, enquanto o aroma é derivado de uma mistura de diferentes fragrâncias voláteis, incluindo álcoois, aldeídos, cetonas, terpenos e esteres.

É o segundo maior grupo de frutas cítricas cultivados depois das laranjas. Elas compartilham muitas características, como poucas ou nenhuma semente, sabor doce, cor e casca macia que facilita descascar.

• A ponkan, é a mais popular e consumida, com textura suculenta e sabor doce vibrante. Ela tem a casca mais grossa, coloração mais amarelada e em geral, é mais doce que os outros tipos de tangerina.

• A carioca é achatada, tem textura rugosa, cor alaranjada mais forte e seu sabor é doce com toque mais ácido.

• A Verona é claramente a espécie mais azeda. Possui sabor marcante, bastante suculenta e diferencial é não tem sementes.

• A olé tem uma pele ligeiramente áspera e seu sabor é mais suave que a poncã.

Segundo a nutricionista Adriana Stavro, as tangerinas por estarem intimamente relacionados, possuem um perfil nutricional muito semelhante. São fonte de minerais, fibras, fito químicos bioativos, como alcaloides e carotenoides e são excelente fonte de vitamina C, um nutriente que fortalece o sistema imunológico.

• A vitamina C contribui para a defesa imunológica, apoiando várias funções celulares do sistema imune inato e adaptativo.

• É um antioxidante altamente eficaz, devido à sua capacidade de doar elétrons, protegendo biomoléculas importantes contra danos causados por oxidantes gerados durante o metabolismo celular e pela exposição às toxinas e poluentes (fumaça de cigarro, poluição, agrotóxicos).

• A vitamina C suporta a função de barreira epitelial contra patógenos e promove a atividade de eliminação de oxidantes da pele, protegendo potencialmente o estresse oxidativo ambiental.

• A deficiência de vitamina C resulta em imunidade prejudicada e maior suscetibilidade a infecções.

• Por sua vez, as infecções afetam significativamente os níveis de vitamina C, devido ao aumento da inflamação e dos requisitos metabólicos.

Além dos benefícios nutricionais mencionados acima, a melhor parte das tangerinas é o fato de elas estarem amplamente disponíveis com ótimo custo benefício. Aproveite!

– –
Adriana Stavro: Nutricionista Funcional e Fitoterapeuta – Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis – Mestre do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo.
Fonte: O TABOANENSE – www.otaboanense.com.br

Veja também
Você pode gostar
10 benefícios do Limão para sua saúde
+
10 benefícios do Limão para sua saúde

O limão é boa fonte de fibras e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro). Grande parte ...

26 de julho de 2024
Tangerina pode ajudar no combate da obesidade e diabetes
+
Tangerina pode ajudar no combate da obesidade e diabetes

Não é segredo que a tangerina é um excelente alimento para a saúde. Assim como outras frutas cítricas, contém vitamina C e fibra, além de altas doses de ...

13 de junho de 2025
10 Benefícios da Lima da Pérsia que você precisa conhecer
+
10 Benefícios da Lima da Pérsia que você precisa conhecer

A lima da Pérsia é rica em antioxidantes, que previnem o câncer e combatem o envelhecimento precoce Você conhece a Lima da Pérsia? Essa fruta cítrica é de ...

27 de junho de 2025
siga @solciaequeiroz no Instagram
Receita de Quentão Clássico Junino com Limão

Sabor que aquece o coração! Nada melhor que um bom quentão clássico com limão para esquentar as noites de festa junina! A mistura do gengibre, especiarias e o toque cítrico do limão traz aquele sabor inconfundível que não pode faltar nessa época do ano. Experimente a receita e entre no clima do arraiá! Ingredientes: • 3 xícaras (chá) de cachaça • 2 xícaras (chá) de água • 1 ½ xícara (chá) de açúcar • 1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 3 cm x 3 cm) • casca de 1 laranja • casca de 1 limão • 2 ramas de canela • 5 cravos-da-índia • 2 mini maçãs (opcional) Modo de preparo: 1. Numa caçarola média, coloque o açúcar, o gengibre ralado, as cascas de laranja e de limão, a canela e o cravo. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado – mexa de vez em quando para não queimar. 2. Retire a panela do fogo e regue com a água aos poucos. Cuidado: se a panela estiver muito quente o líquido pode borbulhar. Mexa delicadamente para misturar – não se preocupe se parte do açúcar endurecer, ele vai dissolver durante o cozimento. 3. Volte a panela ao fogo médio e misture a cachaça. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. 4. Enquanto o quentão cozinha, lave e seque as maçãs. Corte cada uma em 4 metades e descarte as sementes e o cabinho. Apoie o lado cortado de cada metade na tábua e faça fatias finas. 5. Desligue o fogo e, com uma concha, sirva o quentão direto da caçarola. Distribua as maçãs nas canecas e sirva a seguir.